Nossa História

Com mais de 25 anos de existência, a Creche Irmã Chiquinha é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Criada em 1994 pelo Centro Espírita Ana Vieira (CEAV), o nome da entidade é uma homenagem à Francisca Siqueira Bicudo – mais conhecida como irmã Chiquinha – fundadora do Centro, e avó de Deisy Passos Sanches, idealizadora do projeto da Creche e uma das mais antigas diretoras do CEAV.

irmachiquinha2
Francisca Siqueira Bicudo, mais conhecida como irmã Chiquinha

Durante sua gestão como presidente do Centro Espírita Ana Vieira, Deisy Passos Sanches sonhava com uma atividade social que beneficiasse pessoas carentes, mas não tinha a possibilidade de realizar a tarefa sozinha.

daysesanches1
Deisy Passos Sanches idealizadora do projeto da Creche Irmã Chiquinha

Na época, meados do ano de 1989, ela não sabia se o trabalho seria um albergue, asilo, escola ou creche, mas compartilhou sua ideia com outros tarefeiros voluntários do Centro Espírita Ana Vieira e pediu ajuda para iniciar o projeto.

O grande sonho, aos poucos, contagiou outras pessoas, que no mesmo ano se reuniram e decidiram colocar em prática a ideia de abrir uma Creche, uma vez que uma boa formação moral infantil era o trabalho inicial mais necessário naquele momento.

Infelizmente, acometida de uma doença grave, Deisy não chegou a ver a Creche em funcionamento, mas participou, enquanto suas forças permitiram, de todas as decisões que vieram a tornar a Creche Irmã Chiquinha uma entidade modelo na comunidade.

A Creche Irmã Chiquinha começou suas atividades no dia 25 de maio de 1994, após a criação da entidade Centro de Assistência e Promoção Social Ana Vieira (CAPSAV) – uma entidade filantrópica regida por um outro estatuto e diretoria, ligada ao Centro Espírita Ana Vieira.

A Creche, primeiro projeto da nova entidade, começou atendendo inicialmente 86 crianças carentes. Em seguida, a ampliação do espaço possibilitou a construção de novas salas, e o aumento do número de funcionários e, consequentemente, de crianças beneficiadas.

Atualmente, a Creche Irmã Chiquinha atende 149 crianças na faixa de idade de 0 à 3 anos, em regime de semi-internato, das 7:00 às 17:00 horas.

O Centro de Assistência e Promoção Social Ana Vieira também mantém uma entidade filantrópica conhecida como Casa de Amigos. Esta entidade busca atender pessoas e famílias carentes em situação de vulnerabilidade crítica.

Saiba mais sobre o Centro Espírita Ana Vieira.