HISTÓRICO

No ano de 2014 a Creche Irmã Chiquinha celebrou 20 anos de fundação. Criada em 1994 pelo Centro Espírita Ana Vieira (CEAV), o nome da entidade é uma homenagem à Francisca Siqueira Bicudo – mais conhecida como irmã Chiquinha – fundadora do Centro, e avó de Deisy Passos Sanches, idealizadora do projeto da Creche e uma das mais antigas diretoras do CEAV.

irmachiquinha2
Francisca Siqueira Bicudo, mais conhecida como irmã Chiquinha

Durante sua gestão como presidente do Centro Espírita Ana Vieira, Deisy Passos Sanches sonhava com uma atividade social que beneficiasse pessoas carentes, mas não tinha a possibilidade de realizar a tarefa sozinha.

daysesanches1
Deisy Passos Sanches idealizadora do projeto da Creche Irmã Chiquinha

Na época, ela não sabia se o trabalho seria um albergue, asilo ou creche, mas compartilhou sua ideia com outros tarefeiros voluntários do Centro e pediu ajuda para iniciar o projeto. O grande sonho, aos poucos, contagiou outras pessoas, que decidiram colocá-lo em prática.
Infelizmente, acometida de uma doença grave, Deisy não chegou a ver a Creche em funcionamento, mas participou, enquanto suas forças permitiram, de todas as decisões que vieram a tornar a Creche Irmã Chiquinha uma entidade modelo na comunidade.

A Creche Irmã Chiquinha começou suas atividades no dia 25 de maio de 1994, atendendo inicialmente 86 crianças carentes. Em seguida, a ampliação do espaço possibilitou a construção de novas salas, e o aumento do número de funcionários e, consequentemente, de crianças beneficiadas.

Atualmente, a Creche Irmã Chiquinha atende 147 crianças na faixa de idade de 2 meses à 3 anos e 11 meses, em regime de semi-internato, das 7:00 às 17:00 horas.

Saiba mais sobre o Centro Espírita Ana Vieira.